sexta-feira, 20 de maio de 2011

Construção de uma filosofia/cultura de humanização


humanizabrasil.org.br
O que é o humano?
O que diferencia o ser humano da natureza e dos animais é que seu corpo biológico é capturado desde o início numa rede de imagens e palavras, apresentadas primeiro pela mãe, depois pelos familiares e em seguida pelo social. É esse "banho" de imagem e de linguagem que vai moldando o desenvolvimento do corpo biológico, transformando-o num ser humano, com um estilo de funcionamento e modo de ser singulares.

O fato de sermos dotados de linguagem torna possível para nós a construção de redes de significados, que compartilhamos em maior ou menor medida com nossos semelhantes e que nos dão uma identidade cultural. Em função disto, somos capazes de transformar imagens em obras de arte, palavras em poesia e literatura e sons em fala e música, ignorância em saber e ciência. Somos capazes de produzir cultura e a partir dela, intervir e modificar a natureza. Por exemplo, transformando doença em saúde.

Entretanto, a palavra pode fracassar e quando a palavra fracassa somos também capazes das maiores arbitrariedades. A destrutividade faz parte do humano e a história testemunha a que ponto somos capazes de chegar. O homem se torna lobo do homem. Passamos a utilizar tudo quanto sabemos em nome de aniquilar humanos que consideramos diferentes de nós e, por isso, constituem uma ameaça a ser eliminada. Essa destrutividade pode se manifestar em muitos níveis e intensidades, desde um "não olhar no rosto e dar bom dia", até o ato de violência mais cruel e definitivo.

Então, o que é humanizar? Entendido assim, humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética. Ou seja, o sofrimento humano e as percepções de dor ou de prazer no corpo, para serem humanizados, precisam tanto que as palavras que o sujeito expressa sejam reconhecidas pelo outro, quanto esse sujeito precisa ouvir do outro palavras de seu reconhecimento. Pela linguagem fazemos as descobertas de meios pessoais de comunicação com o outro, sem o que nos desumanizamos reciprocamente.

Isto é, sem comunicação não há humanização. A humanização depende de nossa capacidade de falar e ouvir, do diálogo com nossos semelhantes.

O desenvolvimento científico e tecnológico tem trazido uma série de benefícios, sem dúvida, mas tem como efeito adverso o incremento à desumanização. O preço que pagamos pela suposta objetividade da ciência é a eliminação da condição humana da palavra, que não pode ser reduzida à mera informação de anamnese, por exemplo. Quando preenchemos uma ficha de histórico clínico, não estamos escutando a palavra mas apenas recolhendo a informação necessária para o ato técnico. Indispensável, sem dúvida. Mas o lado humano ficou excluído. O ato técnico, por definição, elimina a dignidade ética da palavra, pois esta é necessariamente pessoal, subjetiva, e precisa ser reconhecida na palavra do outro. A dimensão desumanizante da ciência e tecnologia se dá, portanto, na medida em que ficamos reduzidos a objetos de nossa própria técnica e objetos despersonalizados de uma investigação que se propõe fria e objetiva. Um hospital pode ser nota 10 tecnologicamente e mesmo assim ser desumano no atendimento, por terminar tratando as pessoas como simples objetos de intervenção técnica, sem serem ouvidas em suas angústias, temores e expectativas (informação considerada desnecessária e perda de um tempo precioso) ou sequer informadas sobre o que está sendo feito com elas (o saber técnico pressupõe qual é o bem do paciente, independentemente de sua opinião).

Por outro lado, o problema em muitos outros locais é justamente a falta de condições técnicas, seja de capacitação, seja de materiais. Tornam-se desumanizantes pela má qualidade resultante no atendimento e sua baixa resolubilidade. Essa falta de condições técnicas e materiais também pode induzir à desumanização, na medida em que profissionais e usuários se relacionem de forma desrespeitosa, impessoal e agressiva, piorando uma situação que já é precária. É importante lembrar, com o poeta, que mesmo em tempo ruim, a gente ainda se dá bom dia! Sempre podemos nos questionar, mesmo diante de circunstâncias adversas, o que podemos fazer para melhorar.

O compromisso com a pessoa que sofre pode ter as mais diversas motivações, assim como o compromisso com os cuidadores e destes entre si. Nesse sentido, humanizar a assistência hospitalar implica dar lugar tanto à palavra do usuário quanto à palavra dos profissionais da saúde, de forma que possam fazer parte de uma rede de diálogo, que promova as ações, campanhas, programas e políticas assistenciais a partir da dignidade ética da palavra, do respeito, do reconhecimento mútuo e da solidariedade.
fonte: Manual PNHAH-José Serra

4 comentários:

  1. Humanização é uma palavra utilizada muito pelos acadêmicos em formação principalmente pelos futuros enfermeiros, como foi colocado pela postagem acima da PNHAH, para humanizar é preciso um conjunto de fatores que contribua tanto para os profissionais de saúde, prestando seus serviços de qualidade e tenha melhores condições de trabalho, e tanto para os usuários em saúde que possa senti-se satisfeitos nos serviços prestado a eles, e valorizam o trabalho dos profissionais na área da saúde. Assim todos nós esperamos que aconteça uma saúde mais humanizada, ou seja mais qualidade de vida para todos!

    ResponderExcluir
  2. Ações simples que podem ser
    executadas durante o trabalho de cuidar dos
    semelhantes seriam: olhar nos olhos,
    observação dos sinais não-verbais, tocar,
    utilizar a empatia, respeito à individualidade
    e singularidade,sendo estas ações que
    seguem a lógica de Leonardo Boff (1999),
    onde afirma que cuidado significa um fenômeno existencial básico, algo ontológico- o ser humano nasce com ele- basta permitir que aconteça. Esse processo pode ocorrer através de uma comunicação terapêutica adequada.
    Informe-se em promoção da saúde, v.3, n.2.p.09-11, 2007.

    ResponderExcluir
  3. a humanização é a forma de nos expressar através de ações a outras pessoas.depende de nossa capacidade de falar e ouvir, do diálogo com nossos semelhantes.devemos sempre buscar o melhor para um bom atendimento humanizado sem se importar com as condições que o serviço de saúde nos oferece..

    ResponderExcluir
  4. a demanda dos serviços de saúde, acabou levando os profissionais de saúde a se importanrem em preencher papeis e seguir apenas as técnicas de consultas. A humanização e voçê presta uma assistência diferenciada se atentando as necessidades do ser humano com simples atitudes como olhar nos olhos dos seus pacientes

    ResponderExcluir