domingo, 29 de maio de 2011

Formas para se alcançar a qualidade no serviço de saúde




A busca por uma assistência de qualidade na saúde para muitos parece ser uma ação difícil de ser alcançada, já que, todos os dias hospitais e UBS estão sempre cheios de pessoas que necessitam de cuidados para sua saúde. Muitos argumentam que a grande demanda sobre carrega o serviço, o que induz a preocupação em atender a todos em pequenos intervalos de tempo, consequentemente a qualidade do atendimento vai sendo perdida.

Pesquisas voltadas para avaliação da qualidade da atenção à saúde prestada pelo SUS de acordo com a ótica dos usuários apontam os seguintes problemas:

· A Falta de médico e enfermeiro (19,4%), a falta de medicamento (9,5%) e a demora no atendimento (8,3%).

· Os três principais problemas que os brasileiros enfrentam no SUS são as filas de espera: fila de espera para obter consultas com 41,3%, fila de espera para exames (14,4%) e fila de espera para internações (7,5%).

Quanto as principais fontes de insatisfação são: a demora do SUS em resolver problemas de saúde, tempo de espera para ser atendido pelo médico e pela equipe de enfermagem e a avaliação ruim dos serviços de recepção. E a de satisfação são: facilidade de encontrar a unidade de saúde e o atendimento prestado pela equipe médica e de enfermagem não só na resolução do problema como no atendimento educado, gentil e de boa vontade.

Tanto se fala em qualidade dos serviços de saúde, mais afinal o que é qualidade?

Qualidade é o produto de dois fatores. Um é a ciência e tecnologia da atenção à saúde, e outro é a aplicação desta ciência e tecnologia na prática, ou seja, a qualidade parte da atitude em implantar no cotidiano atributos que levam a busca da qualidade como: efetividade, aceitabilidade,segurança, confiança, respeito aos direitos das pessoas entre.

O profissional de saúde que se preocupa em prestar uma assistência de qualidade deve seguir práticas que diariamente se incorporem no ambiente de trabalho como: realizar técnicas corretas, planejar os cuidados, observar os resultados advindos das mudanças e principalmente receber a opinião dos usuários quanto à satisfação e insatisfação do serviço de saúde.

Com intuito de reforçar e estimular a qualidade no serviço de saúde, o ministério da saúde criou o programa QualiSUS.

A Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde – QualiSUS foi criada com o objetivo de elevar o nível de qualidade da assistência à saúde prestada à população pelo Sistema Único de Saúde, levando a uma maior satisfação do usuário com o sistema e legitimação da política de saúde desenvolvida no Brasil.

O QualiSUS tem como dimensões da qualidade da atenção à saúde:

· Resolutividade, eficácia e efetividade da assistência à saúde;

· Redução dos riscos à saúde;

· Humanização das relações entre profissionais, e entre profissionais e o sistema de saúde com os usuários;

· Presteza na atenção e conforto no atendimento ao cidadão;

· Motivação dos profissionais de saúde;

· Controle social pela população na atenção e na organização do sistema de saúde do país.

Quanto ao processo de implantação da qualificação, o QualiSUS tem como recomendações reestruturadoras:

Acolhimento, ambiência e direitos dos usuários

· Implantar sistemática de acolhimento com avaliação de risco;

· Organizar espaços de espera múltiplos por complexidade e confortáveis: cadeiras, limpeza, bebedouros, iluminação, informação, comunicação visual, climatização etc;

· Capacitar equipe do acolhimento em processos relacionais, interativos e política de cidadania;

· Garantir o direito da presença do acompanhante nas consultas e na área de observação/retaguarda;

· Garantir alimentação adequada para os usuários que estão em observação e internados;

· Estabelecer visitas abertas com horários agendados com os cuidadores;

· Aplicar o Estatuto do Idoso e da Criança e Adolescente;

· Criar Grupo de Humanização com plano de trabalho definido.

Resolução diagnóstica e terapêutica

· Garantir quantidade e qualidade de profissionais adequados à demanda;

· Implantar protocolos clínicos e terapêuticos (síndromes febris, comas, agitação psicomotora);

· Adequar a estrutura física, os equipamentos e o mobiliário das salas de estabilização e retaguarda de pacientes críticos;

· Organizar retaguarda de especialidades médicas às equipes regulares da urgência;

· Adequar o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico;

· Implantar Central de Equipamentos de suporte e monitoramento a doentes críticos.

Responsabilização e garantia da continuidade do cuidado.

· Organizar a Unidade de forma que todo paciente tenha um profissional médico e de enfermagem como responsáveis por seu plano de cuidado;

· Implantar sistemática de gestão de vagas e tempo de permanência, priorizando as necessidades da Porta da Urgência;

· Participar da linha de cuidado à urgência e assistência hospitalar integrando-se à Central de Regulação de Leitos e de Urgência;

· Articular com outras unidades do SUS e rede de apoio social para garantir a continuidade de atenção;

· Implantar o “kit alta”: relatório de alta, atestados, receita, retornos e exames agendados pré-alta .

Aprimoramento e democratização da gestão.

· Instituir gerência e colegiado multiprofissional da Unidade de Urgência;

· Implantar ouvidorias como mecanismo permanente de escuta dos usuários;

· Estabelecer contratualização entre o gestor e a direção do hospital e desta com as unidades de produção/trabalho;

· Implantar sistema de informação com indicadores de qualidade, produção e custos;

· Prestar contas do plano de qualificação no Conselho Gestor e Conselho Municipal/Distrital de Saúde;

· Implementar plano de informatização do hospital;

· Elaborar o Plano Diretor do Hospital e plano de trabalho das várias unidades;

As ações estabelecidas tem por finalidade a busca pelo melhor atendimento para a população. Vale lembrar que essas ações vão sendo alcançadas em longo prazo, pois, muitos obstáculos podem surgir, mais a atitude e a força de vontade induzem a excelência que nada mais é do que o fruto de um hábito implantado diariamente.


Para complementar a leitura acesse o link:
http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2009mendes-acg.pdf

4 comentários:

  1. A falta de profissionais, estrutura física prejudicada, demora para conseguir atendimento, greves, demora nos resultados, são problemas vivenciados e que fazem com que não se tenha a qualidade esperada nos serviços de saúde. Isso faz com que, muitas vezes, os pacientes deixam de freqüentar as unidades de saúde, fazendo com que seu problema de saúde ou mesmo somente a prevenção fiquem prejudicados.
    O que não se pode é nos deixar abater por esses problemas. Devemos sempre lutarmos e fazer o possível para que o paciente não sofra com esses problemas, garantindo uma atendimento humanizado para o mesmo, que tem todo direito ao acesso gratuito as unidades de saúde.

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  2. A Qualidade dos serviços em saúde está diretamente atrelado a busca da qualidade de vida, e para conseguir essa qualidade de vida é necessário conquistar de forma integral os determinantes de saúde que são: moradia adequada, saneamento básico,acesso à educação de qualidade, acesso a serviços de saúde de qualidade, lazer, trabalho digno entre outros. Esses determinantes é de obrigação do Estado de promover Políticas Públicas saudáveis com o intuito de assegurar os direitos da população para melhor bem- estar possível.
    Sendo assim muitas filas da busca de atendimento de saúde irão desaparecer gradativamente, dando espaço ao modelo de vigilância em saúde que tem como objetivo prevenção e promoção da saúde, o cuidado voltado para a qualidade de vida, e não mais ligado a cura de patologias como se observa do modelo médico assistencial privatista.

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  3. A diferença fundamental ao se definir qualidade na prestação de serviços encontra-se na subjetividade e na dificuldade de estabelecer o que é qualidade, uma vez que os clientes reagem diferentemente ao que parece ser o mesmo serviço. Cada cliente possui uma determinada percepção sobre qualidade, muitas vezes esta diferença implica até mesmo em “estado de espírito do cliente” no momento da prestação de serviço. Portanto, as pessoas possuem diferentes padrões de qualidade em diferentes momentos de sua vida.
    Segundo autores a enfermagem é uma resposta de cuidar quando um ser humano necessita de certo tipo de ajuda e o outro proporciona, através da relação inter-humana intencionalmente voltada para o bem-estar e o estar melhor. (PRAEGER; HOGARTH, 1993). Na realidade a enfermagem é o encontro que ocorre entre enfermeira, mulher e família, a partir de uma necessidade de ajuda percebida ou expressada, significando verdadeiramente o ato humano em si.
    Em se tratando de humanização, Ferreira (1986), definiu: humanização como “ato ou efeito de humanizar (-se)”, sendo que humanizar é definido como “... tornar humano; dar condição humana a; humanar. Tornar benévolo, afável, tratável. Fazer adquirir hábitos sociais polidos; civilizar...”.
    Não se pode pensar em mudanças no cuidado, apenas sob o olhar de um profissional.

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  4. A importÂncia para um atendimento na qualidade do serviço de saúde é fundamental. pois a cada dia os programas e os profissionais de saúde estão buscando sempre oferecer um melhor atendimento a pacientes e usuários que procuram por uma assistência humanizada.

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