segunda-feira, 23 de maio de 2011

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA A MULHER AMAPAENSE NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

A Assistência a Mulheres vai desde o acolhimento na portaria até sua saída da Unidade Básica de Saúde, com abordagens de educação em saúde para aquela mulher, unidades de saúde devem estar paramentadas e os profissionais capacitados para um atendimento de qualidade. Educações sobre orientações, facilitando a detecção precoce de mulheres com fatores de risco, sobre o procedimento do exame Papanicolau que é um dos métodos eficazes de detectar possíveis patologias ou até mesmo manifestações não agradáveis à saúde da mulher, pois este consiste na coleta de material citológico do colo do útero.
Hoje já existe a nova técnica de Coleta para Exame Citopatológico Cervical, mais no ainda no Amapá esta realidade não está acontecendo e pelo visto está longe de acontecer, pois os profissionais da área não se mexem para que isto ocorra, tudo bem que o custo é elevado, mais veja bem, gastar com a saúde da mulher não é tão caro do que perde-la por um fator barato, para terem noção da gravidade, dados de 2009 tivemos de Coletas Realizadas e Resultados Recebidos: 13.463 coletas enviadas ao laboratório e 12.716 resultados recebidos, fonte: (Secretaria Municipal de Saúde de Macapá, 2010), os números de exames realizados e resultados alterados (SISCOLO, 2009) em Macapá de 2009 foram  115 alterados, com  1,0% no tatal de 11.272, este valor só em Macapá e nem queira saber no Estado todo. A Enfermagem unida com outros profissionais da área tem por obrigação de expor a importância do Exame para a mulher, pois o exame que previne o câncer de colo uterino deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano, é um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha, insegurança e tensão e acessibilidade.
Todo esse acolhimento consiste em uma postura ética, compartilhar saberes, angústias, tudo isto pode ser através das possibilidades que o PSF oferece aos profissionais da área em captar estas mulheres a unidade básica. Esta captação corresponde a uma busca ativa. A Enfermagem tem a ação de melhorar a qualidade no atendimento a mulher, a motivar a mulher a cuidar de sua saúde e como estratégias deveria cobrar do Estado: a capacitação adequada dos profissionais, a integração de vários profissionais atuantes na área, adesão às recomendações do INCA e participação efetiva das secretarias de estado e município.




4 comentários:

  1. As UBS (unidade básica de saúde) é o local que é oferecido gratuitamente a realização do exame PCCU, tem a finalidade de detectar de forma prematura alguma alteração nas células do colo uterino, prevenindo o câncer nessa região do útero.
    Muitas mulheres não têm a preocupação de procurar a unidade de para está realizando o exame anualmente. Por diversos fatores, incluindo a demora do resultado que é um grande problema que o estado do Amapá encontra devido todo a rede de transporte, e a deficiência de profissionais para estar fazendo a leitura do exame, também se pode incluir o medo do exame, falta de habito de procurar a UBS por medida preventiva e não curativa, falta de conhecimento,entre outros.
    O importante colocar é que o enfermeiro tem o devido papel de estar fazendo esse acolhimento com as mulheres e divulgar a importância está realizando o exame, esse acolhimento vai desde momento da entrevista até na hora da coleta, pois é nesse momento que o profissional precisa conversar com a mulher para tentar minimizar as tensões que a mulher sente durante a coleta. Isso tudo inclui a humanização

    ResponderExcluir
  2. Os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde são gratuitos e todas as pessoas tem direito ao acesso. Sendo o trabalho dos profissionais da área da saúde de suma importância na prevenção do câncer de colo de útero.
    É de fundamental importância a prevenção, pois o câncer em geral, na maioria dos casos, quando é diagnosticado já se encontra num estado avançado. Por isso a importância da prevenção e o controle.
    Sendo que esse trabalho deve ser feito por profissionais capacitados, onde é de grande importância o trabalho humanizado, pois exige muita conversa e compreensão, respeitando a vivência de cada mulher.

    ResponderExcluir
  3. O câncer do colo uterino está entre as doenças que mais causam a mortalidade de mulheres no mundo, mesmo com o fácil acesso aos serviços de saúde muitas mulheres deixam de realizar periodicamente ou pelo menos anualmente o exame preventivo (PCCU), por isso cabe ao profissional de saúde exaustivamente reforça a importância da realização do referido exame.

    ResponderExcluir
  4. a assistência prestada a saúde da mulher nas UBS com relação ao PCCU é de suma importância.pois é de inteira responsabilidade que o profissional de enfermagem daquela unidade der a informação e atenção completa no atendimento o qual será realizado na mulher.explicando sempre a importância de se fazer todo ano o PCCU e suas consequência pra sua saúde.

    ResponderExcluir