terça-feira, 24 de maio de 2011

Humanização da Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico

A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização, tendo um papel preponderante por ser uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.
Com avanço científico, tecnológico e a modernização de procedimentos, vinculados à necessidade de se estabelecer controle, o enfermeiro passou a assumir cada vez mais encargos administrativos, afastando-se gradualmente do cuidado ao paciente, surgindo com isso à necessidade de resgatar os valores humanísticos da assistência de enfermagem.
Com relação à formação do aluno de graduação, o tema "comunicação", sua importância para o estabelecimento de um diálogo franco e esclarecedor com o cliente, suas funções e formas, a comunicação terapêutica e sua aplicabilidade no cotidiano das ações de enfermagem, são debatidas constantemente com os graduandos, e mesmo com o empenho de docentes e discentes durante o processo de ensino-aprendizagem, mais especificamente nas atividades práticas, deparam com situações em que o processo de comunicação com o cliente parece ineficaz e ou não oferece subsídios para o planejamento da assistência(AZEVEDO, 2002, p.19).
O código de Ética dos profissionais de enfermagem, por meio da Resolução nº 240/2000, p.35, capítulo I (COFEN, 2000), estabelece que , "o profissional da enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo seu ciclo vital, a discriminação de qualquer natureza, assegura ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência, cumpre e faz cumprir os preceitos éticos e legais da profissão, exercendo a enfermagem com justiça, competência, responsabilidade e honestidade."

4 comentários:

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  2. O foco é a comunicação para tornar uma assistência mais humanizada, pois é através do diálogo que o profissional da saúde tem com o paciente, pode a vim esclarecer dúvidas e apaziguar medos,e se tratando de centro cirúrgico que é um ambiente que provoca bastante terror por parte dos pacientes que vão a submeter a algum tipo de cirurgia.Aí que entra a equipe de enfermagem para tentar minimizar esses medos, pois é necessário conseguir confiança com o paciente para construir uma relação harmônica e qualificar a assistência humanizada com o mesmo.

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  3. o assunto exposto é de extrema importância na abordagem da humanização no centro cirúrgico. levando a equipe de enfermagem na identificação da necessidade de busca promover o bem estar do ser humano.sendo que ha muitas tecnologias e avanços que faz com que os profissionais se ocupem mas com essas coisas do que com o próprio pacientes. mas por outro lado, estão se formando profissionais que venham com inteira capacitação e vontade de da o seu melhor para a vida e melhora do paciente.

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  4. É um assunto muito interessante, pois no que se refere a humanização é de suma importancia no papel do enfermeiro no cuidado ao paciente em Centro Cirúrgico, ate porque sabemos que trata-se de pessoas ansiosas e aflitas por estarem passando por determinado procedimento cirúrgico,é neste momento que cabe a equipe de efermagem elaborar estratégias para que possa estar trazendo ao paciente comodidade e tranquilidade para que assim possa obter mas confiança.

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