segunda-feira, 23 de maio de 2011

CITOLOGIA EM MEIO LÍQUIDO

NOVIDADE PARA A MAIORIA: NOVA TÉCNICA DE COLETA DO MATERIAL CITOLÓGICO DO COLO DO ÚTERO.
NOVO material para a realização da coleta:
1-     Escovinha com cerdas de silicone- Coleta material do epitélio escamoso (ectocervice) e material do epitélio glandular ou colunar (endocervice), JEC – linha de encontro desses dois epitélios.
2-     Faz-se a coleta retira a ponta da escovinha “as cerdas, essa parte branca”, e mergulha no líquido que esta dentro do tubete e agita por 60 segundos e colocar numa sentrífuga para separar as células (ecto e endocérvice).





  • Coloquem aqui as vantagens e desvantagens deste método e suas considerações;
  • Pensem na humanização que o nosso Estado tem pela mulher Amapaense.
Em breve postarei o porque da demora dos resultado de PCCU (Preventivo) em Macapá. Aguadem!

3 comentários:

  1. Esse novo método de coleta do material citológico faz com que a coleta se torne mais segura, pois as cerdas da escovinha vão proporcionar uma coleta bem feita do material do colo do útero.

    ResponderExcluir
  2. o novo método de coleta de pccu é simples e de um custo elevado. mas é importante pois o mesmo é mas seguro para o resultado mas preciso. levando em conta a saúde da mulher.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o porque da diferença das escovinhas utilizadas em mulheres não grávidas e nas grávidas. E ainda, na coleta tradicional e atual, pode ser feita em qualquer semana gestacional, e nesse novo método somente até a 10 semana de gestação. Aguardo resposta!

    ResponderExcluir